BLOG

Ciclos de vida dos parasitos e ação do Attack Plus Gado Limpo

f compartilhe
Ciclos de vida dos parasitos e ação do Attack Plus Gado Limpo

CARRAPATO BOVINO (Rhipicephalus microplus)

O carrapato bovino tem o ciclo de vida dividido em duas fases, a fase de vida livre onde se encontra no ambiente ou em cães e vida parasitaria encontrado no bovino. Este ciclo tem início com a fêmea (teleógina) colocando seus ovos (ovipostura) no ambiente e após a eclosão as larvas se direcionam para a ponta das vegetações em dias quentes para se fixarem no bovino. Esta larva atinge então a vida adulta no bovino se alimentando do sangue do mesmo até acasalarem, as fêmeas permanecem no bovino se alimentando até engurgitarem, quando atingem a seu tamanho máximo caem ao solo recomeçando o ciclo, sendo que os machos permanecem no bovino por aproximadamente 21 dias em busca de novas fêmeas.

O Attack Plus Gado Limpo após ingerido entra na corrente sanguínea do bovino agindo sobre os parasitas que estão se alimentando do sangue, ocasionando desprendimento dos parasitas evitando que as fêmeas engurgitem, caiam ao solo e realizem a ovipostura, o mesmo ocorrendo com os machos, reduzindo assim a população de carrapatos tanto no animal quanto no ambiente prevenindo o desenvolvimento de novas populações.

 

MOSCA DO CHIFRE E MOSCA DOS ESTÁBULOS (Hematobia irritans; Stomoxys calcitrans)

O ciclo destas moscas inicia-se na cópula de machos e fêmeas na região da cernelha do animal, após a cópula as fêmeas descem para região pélvica esperando que os animais defequem para poder depositar seus ovos nas fezes frescas. Cada fêmea põem em média 350 ovos sendo que após a eclosão ocorre a maturação da larva em pupa e na sequência está pupa irá se tornar a mosca adulta reiniciando o ciclo, mas apenas 5% das larvas chegarão a vida adulta.

A presença destas moscas incomoda os bovinos tanto de corte quanto de leite devido a irritabilidade que a mesma causa e pela sua picada que é dolorida, reduzindo a produtividade, menor quantidade de leite produzido, diminuição no ganho de peso e rendimento.

O Attack Plus Gado Limpo age tanto na mosca adulta quando ela pica o animal, quanto nos ovos que foram depositados nas fezes. Nas moscas adultas age interferindo na reprodução, diminuindo a quantidade de ovos depositados e nos ovos age após a eclosão, na fase de larva, quando as mesmas se alimentam da matéria orgânica, pois parte do produto é eliminado nas fezes reduzindo a população de moscas do chifre.

A mosca dos estábulos apresenta o mesmo ciclo da mosca do chifre, sendo assim o Attack Plus Gado Limpo age também no controle desta espécie. Além destas o produto tem ação também no controle da mosca doméstica, que tem o ciclo praticamente igual as demais e transmite diversas doenças que podem afetar o rebanho.

MOSCA DO BERNE (Chysomys spp)

Diferente das outras moscas, a mosca do berne deposita seus ovos e a larva em sua primeira fase em ferimentos na pele do animal, desenvolvendo suas fases até se tornar pupa e logo em seguida mosca, reiniciando o ciclo. A larva parasita é conhecida como berne, que se alimenta dos tecidos do animal causando dor, coceira e dilaceração do ferimento.

Attack Plus Gado Limpo quando ingerido pelo berne, faz com que ele se desaloje da cavidade que está parasitando, sendo expulso já morto evitando assim que continue seu ciclo.


PRODUTOS

Attack Pet Plus

Attack Plus

A.D.E Plus

Vermi Plus

plus web marketing digital e websites erechim

Whastapp